Não existe nada melhor para convencer um jovem inteligente de que ele é burro.
“Jovem no Brasil nunca é levado a sério”. Mas ainda falta dizer algo, o jovem no Brasil nunca é levado a nada, nós somos, na verdade, arrastados para uma doutrina que diz que se você não passar no vestibular você é inútil, vagabundo e não quer nada com a vida. Eu tenho dezoito anos e estou na segunda série do ensino médio, minha família vê isso como um problema (exceto a minha mãe, eu acho... te amo mãe!), mas essa pressão não vai me convencer de que eu sou inútil, as pessoas acham que eu não tenho determinação e que não me importo com o meu futuro, mas eu me esforço para conquistar o que quero; antes de começar a escrever eu comecei a desenhar, antes de aprender a ler em português eu aprendi a ler em inglês, e em quatro meses eu aprendi a tocar violão em três, eu aprendi a tocar contrabaixo, talvez, se o mundo fosse diferente e a arte e a música fossem valorizadas eu com certeza seria considerado um bom filho... Mas, espera aí, eu seria o mesmo! Então o problema não sou eu.
Por favor, não seja mais um zumbi desses que saem repetindo: “ENEEEM, ENEEEM, estudaaar, estudaar, meeu futuuro depende diiisso!”. Se acalme, e procure ver se realmente o seu futuro depende da faculdade, de um curso técnico, ou simplesmente do seu talento e sabedoria para usá-lo. Mas se algum de vocês sentar no sofá pra coçar o saco e disser que eu que mandei...
Vai levar um cascudo!
· Aprimore os seus talentos e use-os para conquistar seu sucesso, afinal, você tem de fazer o que sabe, se cada um só trabalhasse no que sabe, ou melhor, se todos fossem especialistas no que fazem o mundo seria melhor.
· Se esforce, não fique parado só reclamando, aja!
· Se você encontrar uma universidade que tenha um curso que seja EXATAMENTE o que você quer, estude para entrar lá, porque em nenhum momento eu quis criticar o ENEM, o problema é o valor excessivo que dão a ele e a forma como dizem que passar na prova é sua obrigação e seu futuro.
· Termine o ensino médio antes de começar a trabalhar e fazer planos.
E o mais importante:
· Ore, leia a Bíblia e pergunte a Deus o que fazer em relação ao seu futuro.